quinta-feira, 9 de julho de 2009

DE ONDE VEM A ARTE?


De onde vem a arte?
No nosso entender da imaginação, imagem em ação, alguma coisa que se projeta na frente, como antevisão.
E a imaginação?
De uma angústia, de uma necessidade. Um homem tem um problema, tem que solucioná-lo, tem que projetar uma solução. Você dorme na rua, o céu e as estrelas te protegem, chove e você tem que inventar um telhado para se proteger, venta e você constrói paredes para se abrigar.
Simples assim: a imaginação é condição da inteligência humana. Por isso a arte é a mais refinada das atividades humanas. Ma sela se apóia na angústia, numa carência e numa necessidade. Criamos a partir de nossas carências, angústias, da tentativa da compreensão de uma questão e então expor as questões que nos aflige. Procuramos expor algumas questões e não as soluções. NÃO AS SOLUÇÕES!!! Porque aí já não diz respeito ao nosso ofício. Nossa questão é socializar angústias, problematiza-las, se forem legítimas e genuínas haverão de ecoar no mundo de onde nasceram e encontrarão parceiros para se multiplicarem. Se não, erramos e boa!

9 comentários:

  1. meu pai do céu!!!!que isso??? eu queria pegar um pouco de informacao de onde vem a arte´e primeiro tava falando de imaginacao tbm sendo q eu n queria saber mas....e segundo nao da pra colocar isso num trabalho de escola com um linguajar tao sofisticado se nao vao perceber que eu tirei da net!!!!

    ResponderExcluir
  2. tinha que ser texto nao poema terrrrrrrrrriveuuuuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  3. Caro Anônimo, Acho que vc já expos seu sentimento... Está claro que vc NÃO gostou. Só acho estranho vc ainda "perder" seu tempo em comentários que não levam a nada. Esse texto surgiu de uma vivência estética. Talvez vc não saiba o que é um VIVÊNCIA ESTÉTICA... É sincero e autêntico. Ele foi escrito em 2009, hoje ele seria escrito diferente, pois somos outros. Com seus comentários, vejo um jovem que foi tolhido e aprendeu a tolher. A represália é inimiga da ARTE. A arte em si é transgressora. E o COLETIVO AMBULNATE está dentro deste contexto. Pesquisando e praticando a arte contemporânea, na tentativa de TRANSFORMAÇÃO de quem a pratica e participa das Ações. Faço um convite a vc, caro Anônimo, leia também outro texto de autoria do coletivo. Está em outra página com o título "Reflexõs sobre uma prática artística". Talvez vc entenda mais sobre o mar que navegamos, que pelo visto é bem diferente do seu. Pergunto: É melhor? Claro que não. Apenas são diferentes. E VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. eu queria saber de onde veio a arte isso e um abisurdo

    ResponderExcluir
  5. ANÔNIMA 2'
    Tbein concordo com vooc anonimoo. eo tbein vim nessa intenção ( de pegar informaçoes para um trabalho). mais esse texto por outro lado me deo inspiração para elaborar o meo trabalhoo.

    ResponderExcluir
  6. Então vão pro Wikipedia seus ignorantes... Amei a descrição da arte, serviu muiito pro meu resumo ;). Pessoas inteligentes sabem aproveitar tudo rsrsr'

    ResponderExcluir
  7. MUITO BOM
    EXPRESSAR SENTIMENTO E ARTE
    MAS SEMPRE TEM UM ARROGANTE Q NAO SABE VER
    A MARAVILHA QUE ESTA A FRENTE DE SEUS OLHOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Afs eu queria sabe de onde vem a arte nao poema mesmo assim gostei do site ;)

      Excluir