quarta-feira, 3 de março de 2010

Provocador e Provocados

Uma das ações previstas no projeto: Paisagens urbanas... Um labirintO, são cinco encontros com o artista plástico e filósofo da arte Rubens Espítito Santo.
Participem!!!!








Relato do primeiro encontro com Rubens Espírito Santo

Depois de despir a sala de todos os supérfulos, cadeiras, mesas e pequenos objetos, pediu para que me despisse de mim mesma.
Tudo ocorreu no momento em que soltei o meu cabelo, senti como se estivesse desprotegida de mim mesma.
E a reunião começa quando surge a primeira pergunta:
É muito fácil ganhar dinheiro?
A resposta parecia um pouco óbvia; é difícil para todo mundo ganhar dinheiro, principalmente com o que gosta e assim, seguiu-se.

O que é artista pra você?
No decorrer do ritual, surgiram inúmeras perguntas, como: O que é o artista? O artista é a “antena do mundo”. Houveram respostas variadas, para um é um canal que recebe e transmite as informações. Para outro, a antena é por onde perpassa os sentimentos, noutro o artista é alguém que é e ser seria fundir ao fluxo, e o artista esta ai.
Conversas que perpassam por vários assuntos, não só referente a artes, uma delas foi referente à filosofia, em que uma das respostas foi de que a mesma é uma maneira de entender a vida. Mas, para que entender a física? A física é tão natural quanto comer.

O Coletivo tem como objetivo a transgressão, mas a transgressão pode ter um aspecto criminoso, pois, transgredir é ultrapassar, ir além, diferente do uso comum, do senso comum, é experimentar e conhecer o outro. É um caminho evolutivo. Transgredir é ousar.

Para um dos convidados, Rubens é intuitivamente: sabedoria, tem aspectos de um monge, justo, provocador, transgressor, “você é seu melhor companheiro”.
Para Rubens, havia uma situação hierárquica: vocês estão aqui para aprender. Porém, penso que poderia ter uma relação de mestre e discípulo para salvar a sociedade. Discípulo é um ser muito poderoso. “O mais alto ensinamento do mestre não esta naquilo que ele diz, mas naquilo que ele não diz”.
“O sentido da verdade pra o homem é a luta do absoluto e sua luta contra o absoluto”
Desaprender o que aprendeu. Ensino pensado deliberadamente, ensino programado para impedir a pessoa de desejar.

Uma reunião prazerosa e ao mesmo tempo tensa, em que se estabelece mesmo uma relação de mestre e discípulos. E assim, seguiram-se inúmeras perguntas com respostas espontâneas que nos fazem refletir sobre nós mesmos, o outro e o mundo.

Durante toda a reunião se estabelece uma conversa em que surgem muitas perguntas, principalmente destinas a ele.

Rubens quem foi seu mestre?
Helena Kallil, Sonia Leal e outros.
Você se considera um mestre? Não. Mas, minha relação aqui hoje é de “eu ensino e vocês aprendem, vocês estão aqui para aprender”.
O que você procura? Não tenho interesse nenhum por arte seja qual ela for. A Arte precisava cumprir e ela não o faz, porque não dá mais conta disso.
METAFÍSICA é sua atual pesquisa.

O que é metafísica? Ontologia – toem (verbo), ser. Projeta a existência de um criador.
Estar vivo é ter morrido? Sim.
Você é feliz? Sim.
Inatingível – a verdade é impossível, provisória, relativa.
Palavra conselho para sustentar o provisório: o mínimo de distancia possível naquilo que você acredita, naquilo que você faz = ipseidade
É belo, é sagrado. Bater com amor é saber além da superfície.
Desejo – insatisfação (desejo - efêmero enquanto exterior)
Fracasso – a transformação
Qual foi a sua morte mais significativa?
Pedaços que você vai perdendo durante a vida.
O que é o espírito?
É a parte que você tem que só você conhece.
Corpo – “capacidade de instrumentalização, quantidade de elementos, etc”.

Um momento ápice da reunião: Você está blefando?
Blefar no jogo de cartas é afirmar que você tem uma carta que não tem. Essa pergunta foi direcionada ao Rubens, pois Mariana estava considerando-o um blefador. Depois de várias discussões, Mariana se perguntou: Será então que estou blefando comigo mesma?

Nenhum comentário:

Postar um comentário