quinta-feira, 8 de outubro de 2009

NOSSA TRAVESSIA... A ARTE



Faço minhas as palavras de Tarkovski...

O homem está eternamente estabelecendo uma correlação entre si e o mundo, atormentado pelo anseio de atingir um ideal que se encontra fora dele e de se fundir ao mesmo, um ideal que ele percebe como um tipo de princípio fundamental sentido intuitivamente. Na inatingibilidade de tal fusão, na insuficiência do seu próprio "eu", encontra-se a fonte perpétua da dor e da insatisfação humana.
(...)
E assim, a arte é um meio de assimilação do mundo, um instrumento para conhecê-lo ao longo da jornada do homem em direção ao que é chamado "verdade absoluta". Através da arte o homem conquista a realidade mediante uma experiência subjetiva.
(...)
O artista é sempre um servidor, e está eternamente tentando pagar pelo "dom" que, como por milagre, lhe foi concedido. O homem moderno, porém, não quer fazer nenhum sacrifício, muito embora a verdadeira afirmação do eu só possa expressar no sacrifício. Aos poucos, vanos nos esquecendo disso, e, inevitavelmente, perdemos ao mesmo tempo todo o sentido da nossa vocação humana...

Nenhum comentário:

Postar um comentário